Gloria Nox
Aeterna – Obscuro, Inflamatório e Surreal
A banda de
Black Metal gaúcha, Patria lançou no ano de 2010 a obra-prima “Gloria Nox
Aeterna” de maneira independente donde conta com sete faixas distintas, “Culto
das Sombras”, “The Forgotten One”, a homônima “Gloria Nox Aeterna”, “Shattered
Silence”, “Culte Des Ombres La Mort Arrive*”, “The Origin*” e “Hills Of Mist*”.
Ele é totalmente carregado pela velha escola
do Black Metal possuindo raízes extremamente ocultas.
A primeira
faixa é um clássico do Black Metal brasileiro, “Culto das Sombras” explicita
toda a qualidade e técnica que os caxienses carregam nesses nove anos de banda.
A música começa bem cadenciada e gradativamente chega na celeridade dos riffs
complementado com os vocais rasgados e intensos de Triumphsword. Sua temática
perambula os vales mórbidos pútridos das sombras.
A escuridão torna
a vir novamente, dessa vez com a preciosa “The Forgotten One”. A música
personifica-se através de uma sonoridade blasfema e impura advindas das
florestas negras e do desconhecido mundo exotérico.
A faixa que dá
nome ao disco, “Gloria Nox Aeterna” traz um instrumental linear caracterizando ainda
mais o EP.
A quarta faixa,
intitulada “Shattered Silence” é a mais peculiar na opinião do autor desta
resenha. A potencialidade do
instrumental em acordo com a alternância dos riffs explicitam uma obra prima, o
vocal cru entroniza um novo sentido ao decorrer da canção. Toda a composição é
inteiramente baseada em um devaneio frígido de uma pessoa em intensa agonia à
morte e ao sentido que a mesma carrega.
A primeira
bônus e quinta do EP, “Culte Des Ombres, La Morte Arrive” é toda orquestrada
por Fabiano Penna da banda Rebaelliun.
“The Origin” é
uma intro de “Hills Of Mist”, as mesmas estiveram expostas na primeira demo do
grupo, essa última respectiva música rendeu um contrato com uma gravadora russa
denominada Monokrom Records. O seu instrumental é bruto, oldscholl e novamente
Fabiano Penna aparece para ornamentar a faixa.
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