segunda-feira, 10 de setembro de 2018

United Forces Fest: Festival que enaltece a força do coletivo

Sábado vai acontecer a primeira edição do United Forces Fest, um festival itinerante com moldes um tanto quanto diferente, focado na versatilidade do cast, na divulgação de bandas e no propósito de agregar ainda mais grupos sejam de Metal, Punk ou HC desprendendo-se da segregação de estilos.



Um dos idealizadores, Ivan Fabio Agliati nos concedeu uma breve entrevista sobre toda a elaboração, o surgimento e acerca dos obstáculos enfrentados no cenário underground catarinense.  

Agradeço a disponibilidade pela entrevista. Como primeira pergunta, eu queria questionar sobre o United Forces. O projeto se deu de qual maneira e quem está por traz disso?

Ivan: A ideia é muito simples, gerar discussão com pessoas dispostas a falar de musica, sem vazios, e sim provocar o conhecimento e crescimento da forma como ver e viver o Metal, nada de radicalismo exacerbado e sem qualquer fundamento, chega de ver radicais jogando regras furadas e mantando o amadorismo nas ações e ideias. O Metal é mais que isso, é música, é atitude, é revolta, é evolução, e não é amadorismo. Somos muitos que queremos isso, porém para isso precisamos sair dessa bolha de conformismo e conforto.

Você tem uma longa jornada com festivais tais como o Steel Festival e Great Steel Festival. Quais foram os principais obstáculos enfrentados nesses mesmos e oque pela sua experiência de agregar como um diferencial para este próximo evento seu?

Ivan: Foram muitos anos diretamente ligados aos shows, e o Steel Festival é algo quase único na America Latina, queiram ou não, seja em sequencia ou idealização, mas isso não vem ao fato aqui. As dificuldades não são novidades, apesar de que foram muitas, mas as realizações foram grandes também, então valeu a pena. A ideia de voltar sempre me martelou, pois parei por motivos pessoais, outros objetivos, como filhos pequenos, e que hoje, não me impedem de voltar, como já estou fazendo, porem sob outra perspectiva e proposta. A ideia do United Forces Fest é de gerar intercâmbios e movimentar as bandas que fazem algo realmente importante, além de só tocar.

O festival acontecera em diversas cidades e Criciúma será a primeira? Como serão estabelecidos os locais para a elaboração dos eventos?

Ivan: O UFF irá ser feito aqui em Criciúma primeiro, mas terá outras edições conforme citado anteriormente nas outras conversas. Planejamento esta sendo feito, aguardem por novidades.

Atualmente o Metal Catarinense vem gradativamente ganhando força, assim como no final dos anos 90. Qual sua visão acerca desses novos festivais e da cena Metal do nosso estado.

Ivan: Não acho que vem ganhando força.  Acho que quem movimenta tudo nunca parou na verdade, sempre estivemos por aí, de uma forma ou outra. Quem realmente faz acontecer, não é atraído por momentos ou ondas.  Vejo que nos últimos 15 anos, muitos festivais estão retomando espaço e outros muitos sendo idealizados, o que é ótimo na verdade. Santa Catarina sempre esteve atenta nos shows e festivais, a tradição aqui esta cravada, mas falta apoio, maturidade e em alguns falta olhar pra fora dessa bolha de sempre ter as mesmas bandas em todas as edições (não julgo a qualidade das bandas, mas sim que ser arroz de festa tira a credibilidade). Pois se todos dizem que temos as melhores bandas da cena? Porque sempre as mesmas bandas nos festivais? Por amizade? Interesses? Panelinhas?  United Forces Fest está na minha ideia de tentar ser o diferencial disso tudo, disse tentar.

Que critério é utilizado para a escolha das bandas para compor o cast do United Forces Fest?

Ivan: Critérios simples. Se a banda possui qualidade, atitude, faz algo importante além de só tocar e achar que já basta (não é uma crítica aqui, mas está fora dos nossos critérios), organiza shows e esta verdadeiramente engajada em fazer algo, então esta dentro dos critérios do UFF.  Muitos podem dizer que isso esta ligado aos interesses particulares da Silent Empire ou Meus. Está sim, quero fazer todos crescerem, todos que fazem e não possuem espaço, não só bandas de amigos ou quem me pedem Likes. E já adianto, não só de Metal, também de Punks e HC.

O que o motivou a novamente adentrar nesse mundo de organização de festivais?

Ivan: Estou sempre antenado nas coisas ao meu redor, no que me interessa claro, o restante ignoro veemente , prefiro gastar meu tempo, escasso tempo em boas opções. Assim sempre tive a vontade de fazer algo relacionado á organização de shows, Steel Festival não sai de dentro de mim rsrsrs. E assim surgiu a ideia de juntar isso na forma de United Forces Fest, pois irei conseguir unir diversas ideias, como shows, intercâmbios e movimentação. E tem mais coisas vindo em breve relacionado á tudo isso, AGUARDEM.

O festival será realizado em setembro. Essa data será fixa para outras edições? E com que frequência o UFF ira acontecer?

Ivan: Essa primeira edição ainda é um experimento para novas ideias, novas parcerias. A data poderá mudar, de acordo com a nossa disponibilidade, e poderá ser feita de acordo com a demanda ou necessidade. A ideia é fazer algo onde todos possam participar (bandas, público, mídias, todos). Para tudo isso acontecer de forma natural, preciso que todos estejam no mesmo ponto de visão, sabendo que isso é quase utópico, vejo que o trabalho está apenas no início mesmo. Não quero bairrismo, não quero círculos fechados de bandas, quero promover o caos e mudança de paradigmas nessa “cena” estagnada e radical, onde nada cresce se continuar assim. Assim temos muita coisa pela frente.

Em nome da Urussanga Rock Music, agradeço a disponibilidade pela entrevista. Se puder deixar um recado para os leitores que nos acompanham, fique à vontade.

Ivan: Gostaria de dizer algo bastante clichê aqui, mas que sempre deve ser dito. Apoie quem te apoia, divulgue quem te divulga, unir forças com fracassados não resulta em nada, devemos unir forças com as pessoas certas. Aqui no Urussanga Rock Music estou em casa, Silent Empire agradece Guigo Romagna, esse espaço é de fundamental necessidade. Te vejo nos shows.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU LIKE

ESTATÍSTICAS