quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Reytoro: A clássica banda uruguaia que se apresentou no River Rock Festival 2018

A Reytoro hoje é considerada um dos maiores nomes do Metal Uruguaio, os músicos estão há 20 anos no cenário musical do Heavy Metal. Recentemente tocaram na 15° edição do River Rock Festival em Indaial- SC e fizeram um show extraordinário. 


Primeiramente obrigado pela disponibilidade pela entrevista. Hoje já são 20 anos de banda, quatro álbuns lançados e um enorme reconhecimento na América do Sul. Como vocês avaliam a evolução do som de vocês?

Reytoro: Olá. Gratos somos nós por terem aberto às portas e nos recebidos tão bem. Nós vemos a evolução como um processo natural, porque durante esses 20 anos de trajetória aprendemos ao máximo aproveitar o tempo e as oportunidades para continuar com a música.

Em toda essa trajetória já passaram outros três integrantes pelo grupo, sendo eles Francisco Fratoruso, Walter Revella, Giampaolo Giaimo. Por qual motivo houveram essas modificações?
Reytoro: Com o Walter era o começo e sabíamos que era algo temporário. E logo com o Fernando (Baterista), ele ficou encarregado de trabalhar com as faixas, mas somente naquele período. Giampaolo e Francisco eram membros do grupo bem antes de obter a designação. Com essa formação, estamos juntos há 20 anos.

O som de vocês preconiza um Heavy Metal com fortes influências de Thrash Metal. Em relação à composição e finalização de riffs, como que vocês organizam a criação de novas canções?
Reytoro: A criação própria é baseada em ideias coletivas que rapidamente passam para os ensaios. E a partir dessas reuniões nascem novas canções e é algo tão natural e sempre funcionou.

Em 2009 vocês participaram da compilação “Tributo Al Metal Uruguayo” com a música “Solo Quiero A Salir De Aquí”. Qual a experiência de participar de uma coletânea e de fortalecer o Metal do seu país?
Reytoro: Foi uma experiência gratificante porque foi o primeiro compilado, e tiveram várias bandas. Nisso, o resultado foi excelente porque tocávamos nossas músicas e músicas de outros grupos presentes no material. É uma gradativa forma de evolução e uma grande valorização ao cenário.

Um dos shows que trouxe mais visibilidade para vocês foi a “Chinese Democracy World Tour” que participaram como banda de apoio ao Sebastian Bach. O que isso agregou para vocês como músicos?
Reytoro: Nós tocamos em muitos eventos com presenças de grupos mundiais, nomes como Deep Purple, Megadeth, Kreator, Exodus, Sepultura (Diversas vezes e recentemente no River Rock Festival) e isso sempre fez crescermos em técnica e produção. Porém, o que mais nos motiva é poder tocar no Estádio Centenário, como foi o caso do evento com Guns ‘N’ Roses e Sebastian Bach, ou então no Velódromo Municipal o qual Deep Purple e Sepultura já fizera suas apresentações conosco. Isso é muito significante para o nosso público!

Recentemente vocês estiveram no 15° River Rock Festival em Indaial- SC. Pela primeira vez no Brasil, como foi a receptividade do público e qual o feedback sobre a estrutura do festival.
Reytoro: A sensação foi incrível, todos nos acolheram como se fosse a nossa casa, antes e depois do evento pessoas vinham ao nosso encontro para demonstrar carinho e reconhecimento, o que é muito importante para nós porque permite-nos a continuar em na trajetória e seguir no caminho que estamos trilhando. Adoramos o Brasil!!!

No Uruguai, há festivais como os que acontecem aqui no Brasil com camping, diversas bandas e estilos? Quais as principais diferenças no Metal entre os dois países?
Reytoro: Sim, no Uruguai há pelo menos um, que é feito no Departamento de Durazno. O festival movimenta mais de 40 mil pessoas e por três vezes já conseguimos estar no cast do mesmo e recentemente, no dia 27 de outubro voltamos a participar. Creio que agora depois de conhecer o cenário brasileiro há muitas diferenças, no entanto, a linguagem do Metal é universal.

Para o futuro do grupo, há novos materiais em desenvolvimento?
Reytoro: Neste momento, estamos no processo de composição de um novo trabalho que esperamos terminar em 2019.

Formação Atual.
Reytoro: Fernando Alfaro (Bateria), Norberto Arriola (Guitarra), Fabian Furtado (Vocal) e Enzo Broglia (Baixo e Backing Vocal).

Mídias virtuais para quem quer conhecer a ReyToro.
Reytoro: Podem nos encontrar no Facebook, Instagram, Twitter por reytoro.uy ou em nosso canal do YouTube, ReyToro TV.

Em nome da Urussanga Rock Music agradeço a entrevista. Se puder, deixe um recado para quem nos acompanha.
Reytoro: Como lhe falei anteriormente, nós ficamos muito gratos pela oportunidade e pela recepção que tivemos em nossa primeira visita a Indaial e Porto Alegre. Esperamos vê-los em dezembro pois estaremos tocando em São Paulo. Obrigado!!!!




0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU LIKE

ESTATÍSTICAS