segunda-feira, 20 de julho de 2020

Serra Catarinense: 10 Videoclipes Que Marcaram a Cena (Parte II)

Depois da ótima aceitação pela primeira matéria sobre os audiovisuais que movimentaram a região de Lages, a Urussanga Rock Music decidiu fazer a segunda parte, com mais nomes do cenário musical serrano.


Essa matéria traz desde o Pop Rock, Reggae, Death Metal, Blues, Hardcore e muitas referências à região e a sua rica e vívida cultura.

01. Brazil Hi-Fi - Deixe Pra Trás (2014)


Com uma harmonia pairando em cada riff, a Brazil Hi-FI não podia faltar nessa lista. Um reggae com pitadas de Pop personifica cada canção do grupo lageano, que carrega em sua trajetória um DVD e um disco independente. O clipe de “Deixe Pra Trás” foi gravado em 2014 e contou com a participação de Gazu (Ex vocalista do Dazaranha). Hoje, o mesmo angaria quase 10 mil visualizações no YouTube.

02. Warhell - Dawn Of The Dead (2014)


Curitibanos - SC também tem seu lugar na lista, visto que sempre foi um berço de bandas independentes. Formada em 2007, a Warhell é um grande exemplo, no quesito organização, trabalho e rotina de shows, uma vez que já se apresentou algumas vezes no Otacílio Rock Festival e possui quatro materiais, sendo duas demos, um single e o álbum “Uppergut”. No final de 2014, os músicos divulgaram “Dawn Of The Dead” que exibe takes de uma performance do grupo em um local rústico.

03. Oliver - Tudo o Que Nos Resta (2015)


Mais lenta e cadenciada, com vocais rasgados de Tiago, a Oliver de São Joaquim - SC vê o Rock como uma oportunidade de expressar anseios existenciais. “Tudo o que nos resta” é a baladinha que traz características de hit para o grupo, bem executada e com uma letra que remete a desilusões emocionais.

04. Affix HC - "Lugar Algum" (2016)


Proveniente da nova safra do Hardcore lageano, a Affix HC se destaca na questão melódica. É muito fácil identificar influências claras de CPM 22, sejam nas composições ou nos riffs síncronos. O videoclipe “Lugar Algum” gravado no Dublin Irish Pub, foi o primeiro trabalho do grupo, que segue ativamente no cenário regional.

05. João Vedana - Saudade (2016)


O compositor e instrumentista João Vedana é uma das revelações da música serrana. O músico que atualmente reside nos Países Baixos, deixa seu legado através do Pop, das brasilidades, das pitadas de Soul e de Funk. Em 2016, João lançou “Saudade”, que exibe de forma cômica uma obra ímpar e conceitual.

06. Mandíbula Reggae - Alguém Que Nos Faça Bem (2018)


Otacílio Costa – SC também é Reggae e a Mandíbula é a personificação disso, pois de uma maneira técnica e coesa consegue prender o ouvinte com suas canções. Seguindo os mesmos passos de Ronchi (quando tocava Metalcore no Novella e foi para o SKA, com o Mundo Analógico), Léo Coelho conseguiu deixar os guturais de lado, da época em que tocava no Legado Frontal e passou a cantar de forma cadenciada. O resultado disso, foi vários videoclipes divulgados, com destaque para “Alguém Que te Faça Bem”, que foi gravado nas pistas de Skate da cidade e também, com algumas cenas em Lages - SC.

07. Spiritual - Welcome To The War (2019)


Com a recém mudança de Spiritual Devastation para Spiritual, o grupo de Thrash Metal evidencia a experiência dos músicos e a potencialidade de um Metal cru, sem firulas, nos bons moldes do Thrash oitentista. O vídeo de “Welcome To The War” foi feito no Otacílio Rock Festival pela DonMaker Filmes de Lages - SC e traz registros e fotos da apresentação dos músicos no evento. A canção ressalta críticas ao cristianismo e seus dogmas através de questionamentos como em “Welcome To The War, Inquisition Will Return?”, além de fomentar a guerra e destruição que isso causa.

08. Onda Astral - Chuva (2018)


A Onda Astral aos poucos vem conquistando seu espaço no cenário da música local. Com quatro anos de estrada, os músicos já conseguiram se exibir na Festa do Pinhão, o que foi uma grande vitrine para a difusão do som. Com mais de três mil visualizações, o clipe de “Chuva” enfatiza um pequeno romance de uma forma um tanto quanto inusitada, que termina com o show dos músicos no Galeria Bar.

09. Anna Zechini - Urgente (2020)


A musicista Anna Zechini saiu da cidade, mas Lages não saiu dela. A cantora no início desse ano, difundiu seu videoclipe “Urgente”, primeira faixa do seu álbum “Estallo”. A música propicia uma calmaria descomunal que complementa a um vídeo com uma bela fotografia e a nostalgia plena em cada take do audiovisual.

10. Catarse - Amanhã Ainda Estou (2020)


Lançado há apenas dois meses, “Amanhã Ainda Estou” traz o amadurecimento da Catarse. Em plena pandemia, o grupo de maneira sensata traz uma mensagem sobre a situação atual e através do seu videoclipe, gravado na casa de cada um dos integrantes, exprime uma letra de cunho comportamental, com riffs sólidos e com uma nítida evolução.

Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU LIKE

ESTATÍSTICAS