No dia 28 de setembro de 2021, o Power Trio, Slammer de Curitiba – PR difundiu seu primeiro disco homônimo. Com onze faixas, o material consolida a banda como um dos grandes nomes do Metal Extremo brasileiro.
Foto/Divulgação |
Ao dar play, já somos apresentados a “Storm From Las
Palmeras” uma intro sinfônica, que através de uma sonoridade fúnebre, esboça a
atmosfera que trará esse trabalho.
Logo em seguida, vem a faixa instrumental “1986”, que abre
espaço para os riffs pesados e a bateria frenética de Hordak.
“Sons of Evil” é caracterizada por um refrão marcante e
instrumental bem trabalhado. A composição trata da negação a fé, trazendo
críticas a submissão imposta pela região.
A quarta faixa “Dominium” expõe uma sonoridade célere e
evidencia os vocais graves de Urso, principalmente no verso “Dominium In The
Name Of Satan”. Além disso, expõe a perspectiva de um cenário apocalíptico, em
que a dor e a agonia prevalecem sob a humanidade.
“This Heaven Doesn’t Living in Me” possui um solo
descomunal. A faixa flerta ao mesmo tempo com o primitivo Black Metal, mas
também com o Heavy Metal oitentista em muitos de seus arranjos. A letra faz uma
crítica ao tradicionalismo religioso, enfatizando a rejeição aos dogmas
cristãos e a doutrinação da fé.
Uma de minhas preferidas, é a insaciável “Ignis Corporea” mais
uma das quatro músicas inclusas no Ep “Passage Of Hell”, difundido no ano
passado. A alternância entre os riffs e os incólumes versos de Urso
protagonizam uma imersão surreal no instrumental. Em tradução livre do latim, o
título da faixa significa “Corpos em Fogo”, a composição usa desse elemento
como referência as chamas do inferno. Os corpos queimados criam um paralelo ao
pecado e a negação divina.
A sétima canção é “Throne In Flames”, um prato cheio para
as rodas punks e moshes. É uma das mais rápidas do disco e é marcada pela
presença sólida de Hordak nas baquetas, além do solo enérgico protagonizado por
Zema no meio da mesma. A composição é recheada de alusões a símbolos cristãos,
evidencia o desprezo pelo sagrado e a servidão de quem os segue.
“The Slammer” carrega riffs potenciais e os vocais
novamente passam pelo crivo mórbido do grave. O refrão pegajoso, repete os
versos homônimos à consonância de cada riff. A faixa surge como um hino ao
triunfo da escuridão, a queda do divino e a consolidação do mal.
Com 06:20min, a mais longa do disco é “The Cursed Of
Abbadon”. A faixa é a minha preferida, pois mantém uma pegada sólida de Heavy
Metal ambientada por um instrumental agressivo e único. Assim como sua
denominação explicita, a temática que a ronda, é baseada na história bíblica de
Abaddon, anjo caído que merge de um abismo, evocando destruição e caos ao
mundo.
A décima canção “La Oración de Los Hipócritas” é uma intro
que traz em seus poucos versos, críticas e o escárnio em relação a dogmática do
cristianismo. Ela antecede o fechamento do disco, a faixa “Father, Bastard and
Holy Devil”. Considerada como uma baladinha mais from hell, a música extrai - se
é que pode dizer isto aos 49 do segundo tempo, no término do álbum – em menos
de três minutos, a essência mórbida e os vocais ásperos de Urso, em sincronia com
riffs trabalhados e um instrumental que alterna ao passo de cada verso
proferido. O “Pai”, o “Bastardo” e o “Santo Diabo”, são figuras que surgem em oposição
a santíssima trindade católica, contrapondo o que eles representam e condenando
seu discurso.
O material foi gravado no Las Palmeras Studio, em Assunção
– PY e a arte feita por Thelma Roza.
Sobre a banda:
Com 22 anos de banda, a Slammer dispensa comentários quando
o assunto é Metal Extremo. O grupo curitibano, conhecido por seus shows
artísticos e por letras que remetem a heresia mostra que o Death/Black Metal
está mais ativo do que nunca.
Em 2016, depois de um longo hiato Urso (Baixo e Vocal) e
Zema (Guitarra) resolveram se juntar novamente e resgatar aquele grupo que foi
um dos pioneiros do Metal paranaense. A ideia foi rapidamente colocada em
prática e com isso precisou-se de um baterista, de antemão decidiram por chamar
Bruno Hordak (Grimpha, Tripanossoma).
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