segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Blumenau: 10 videoclipes que marcaram a cena (Parte I)

A cidade de Blumenau respira cultura, seja pelo tradicionalismo alemão ou pelas casas noturnas e pubs que embalam a Capital da Cerveja. A música também é uma peculiaridade do município, uma vez que muitos artistas se destacam e são reconhecidos no cenário musical catarinense. Hoje, vamos lembrar de 10 videoclipes que marcaram os blumenauenses, seja pelas músicas que se tornaram clássicas nos rádios e streamings ou pelo desenvolvimento dos audiovisuais. 


Desde o Indie, até o Metal Extremo, a música é um diferencial que os artistas da cidade carregam com muito afinco e dedicação.


01- Stuart – Anti-Herói Barriga Verde

Gravado em 2006 na Praia do Gravatá, em Navegantes, a canção foi tirada do disco “Honestidade Não Enche A Barriga” e foi como um hit entre os blumenauenses. Indie Rock ou Alternativo, a Stuart retratou uma cômica história do arquétipo do anti-herói, como um cidadão do interior de Santa Catarina, conhecendo os prazeres e o cotidiano de uma cidade grande. 



02- Parachamas - Ultra-Branco

O Pop e o Ska sempre foram figurinhas carimbadas na sonoridade do Parachamas. Formado em 2006, o grupo tem vários discos lançados, tais como “Bem-vindo”, “Mesmo Que Ele Não Mereça” e o “Último”. Em 2009 difundiram o clipe “Ultra-Branco”, que evidencia as cores em um paralelo ao estado emocional, transformando tons monocromáticos em cores coloridas.



03 - Clube dos Corações Partidos – Amanhã, Tudo Bem

Lançado há sete anos, “Amanhã, Tudo Bem” é o videoclipe de uma das faixas do primeiro álbum da banda, Manual Prático Do Esquecimento (lançado em 2014). A delicadeza do clipe somada ao Folk Rock dos blumenauenses, é a combinação perfeita para um trabalho que transborda emoção. 



04 - Adorável Clichê - Poluição 

As cores também roubam o audiovisual de “Poluição” da Adorável Clichê, só que nesse caso, com a personificação de tons encarnados com efeitos relacionados à sinestesia experimental. Com nove anos de estrada, a banda é caracterizada por trazer em seu instrumental elementos díspares e uma miscelânea de estilos, desde o Shoegaze, Indie ou Lo-Fi. 



05 - Vlad V - Lar Doce Lar dos Malucos

O Rock n Roll quando se junta ao Blues forma uma sonoridade única, principalmente quando quem o executa, é uma banda com mais de 35 anos. A Vlad V dispensa comentários, pois é um dos maiores nomes do estilo no estado. Seus oito álbuns de estúdio salientam a qualidade surreal dos blumenauenses, que em 2015 difundiram o videoclipe do seu maior sucesso, “Lar Doce Lar dos Malucos”. Música esta que enfatiza a louca vida dos amantes e apreciadores do bom e velho rock n roll. 



06 - Hopeless Army- Never Surrender

Sabe quando o Silverstein, o Papa Roach e o Suicide Silence se convergem? A Hopeless Army proporciona exatamente essa junção, mas com sua identidade. Em terra de Ponto Nulo No Céu e Prólogo, os músicos também são destaques no Metalcore catarinense. “Never Surrender” é a prova disso, pois mostra os vocais, ora rasgados, ora graves de Rafha e uma violência descomunal. 



07- Perpetual Dreams - Push

Alguém sentiu falta do preciosíssimo Heavy Metal? A Perpetual Dreams faz isso com maestria e técnica, como no clipe “Push”, divulgado em 2019. Com 26 anos de histórias, o grupo coleciona quatro discos, duas demos e um nome consolidado no cenário underground. Taca o play, e acompanha a qualidade da Perpetual:



08 - Before Eden - The Wizard Of The South

Celeiro do Metal, outra vertente mostrou força e sempre carregou uma legião de fãs e apoiadores. O Progressive/Power Metal da Before Eden é simplesmente magnífico, seja pela alternância entre riffs ou pelas músicas recheadas de temáticas de fantasia. Com três discos lançados, os blumenauenses divulgaram em 2016, o audiovisual “The Wizard Of The South”, que juntou imagens da apresentação dos músicos em um evento. 




09- Pain of Soul - Climbing

Uma das maiores bandas catarinenses, a banda Pain Of Soul, formada em 2000, é conhecida pela temática melancólica, e a sonoridade ímpar que nasce da junção do Gothic, Doom e Death Metal. Há dois anos, os blumenauenses lançaram o seu primeiro videoclipe, trata-se de “Climbing”, que ganhou destaque no audiovisual blumenauense. 



10 - The Zorden - Hey Blumenau

E nada melho do que fechar a lista com uma bela homenagem à terceira maior cidade do estado. Em 2015, a The Zorden difundiu “Hey Blumenau”, gravada no belíssimo Teatro Carlos Gomes com takes de imagens do município, a canção celebra a cultura local e exibe o carinho dos músicos pela Capital da Cerveja. A The Zorden possui uma vasta trajetória de 25 anos apresentando o Rock/MPB.




3 comentários:

DEIXE SEU LIKE

ESTATÍSTICAS