segunda-feira, 7 de março de 2022

Blumenau: 10 videoclipes que marcaram a cena (Parte III)

A terceira parte dos videoclipes, que de certa forma, tiveram/tem uma importância no cenário musical do município, traz o Horror Metal, o Thrash Metal, o Gothic, o Pop Rock, o Shoegaze, entre outros estilos. Cada banda ou projeto, trazendo sua identidade, seja pela criatividade do audiovisual ou pela qualidade das composições.



01- Gustavo Kaly - O Último Romântico da Rua Augusta

Lançado há quatro anos, o audiovisual desta canção é mais do que especial, pois ele traz a participação especial de Wander Wildner. Gravado de forma caseira, o clipe possui uma atmosfera única e íntima. A composição exibe a história de um Bon Vivant apaixonado e inebriado perambula pelos becos da Rua Augusta. É possível perceber algumas referências da antiga banda de Gustavo Kaly, a Stuart.

02- Juggernaut - Hollow Surface

O clipe de “Hollow Surface” da banda Juggernaut foi gravado durante a pandemia, e mostra take individual de cada integrante tocando. Nela, é possível identificar a sincronia entre os mesmos, seja pela violência nas baquetas executadas por Alefer, pelas linhas de baixo de Malária, os solos descomunais de Célio e a potencialidade vocal de Cícero. Em sua essência, a mesma trata de assuntos atuais, denunciando formas de terrorismo virtuais e os malefícios causados pela internet. 

03- Viletale - Hellish Blue

A banda Viletale mostra que o Horror Metal tem sua presença marcada no cenário dos audiovisuais blumenauenses. Os músicos possuem em sua discografia três Eps, dois singles e o precioso disco “Land of Thousand Pleasures”. O videoclipe “Hellish Blue”, é marcado pela banda se apresentando, contando com canto lírico de Michele Schade e caracterizado por uma sonoridade agressiva, evidenciada através de riffs potenciais.

04-  Khaos Legion - The Avenger

A Khaos Legion juntou músicos experientes para participarem do projeto. O resultado disso está personificado o videoclipe “The Avenger”, lançado há oito meses. Nele, há uma forte presença do Prog Metal juntamente com pinceladas do Metal Moderno.

05- AAV – Iron Heart

A banda Animus Ad Vindictam foi formada em 2011, principal característica da banda é compor músicas com temas intrigantes, técnica, sentimento e informações raivosas de caráter humano. “Down In Flames” e Symptom Of Frustration” são os carros-chefes dos músicos. Em 2016, a AAV difundiu seu videoclipe “Iron Heart”, gravado na Mansão Wayne com apresentação do grupo.

06- Elephantus – No Rastro da Serpente

Em 2020, a Elephantus inovou a trazer uma proposta audiovisual diferente, o grupo divulgou uma live-clip da canção “No Rastro da Serpente”. As imagens utilizadas, em sua maioria, são da flora brasileira que grdativamente vêm sofrendo ao longo de décadas de exploração e mais severamente ainda nos últimos dois anos.

07- FKN HLL – Consciência Viva

Influenciados por Pantera, Sepultura, Slayer, Helmet, Kyuss e pelo NY hardcore, o duo FKN HLL formado por Rafha Jorge (100 Dogmas e Hopeless Army) e Paulo Priess traz uma pegada agressiva e totalmente ríspida. O clipe “Consciência Viva” lançado em 2016, enfatiza as facetas covardes do nazismo e toda a destruição que a guerra traz.

08- Rocket Engine – Insane Machine

“Insane Machine” traz um Stoner Rock frenético com pinceladas do Rock n Roll. A Rocket Engine foi formada em 2014 e já tem como bagagem, uma turnê europeia, em cinco países. Seu EP “All In One”, difundido no mesmo ano de fundação do grupo, possui sete faixas.

09- Taunting Glaciers – Unhanded



Com uma pegada mais Shoegaze e de Indie Rock, a Taunting Glaciers atualmente é um dos nomes mais consolidados do cenário musical blumenauense. Os álbuns “Threshold” e “Bloom” são as obras-primas dos músicos que há seis anos, difundiram “Unhanded”, clipe que já alcançou a marca de 4 mil visualizações no YouTube.

10- Rômulo Carvalho – Uniforme Azul

No ano passado, o músico Rômulo Carvalho divulgou “Uniforme Azul”, O audiovisual que traz referências clássicas dos primórdios da internet e da cultura Pop dos anos 90, tais como MSN, Nintendo, filmadoras, Bamerindus, Windows 98, MTV, entre outros momentos gravado ora num quarto, ora em um bar, personificando nostalgias vivenciadas por um grupo de amigos da adolescência que se encontram depois de 25 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU LIKE

ESTATÍSTICAS